De janeiro a março deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), recebeu 205 denúncias de violência contra idosos e idosas. Em comparação com o mesmo período de 2020, que teve 134, houve um crescimento nas denúncias de 53%. Ainda segundo o órgão, foi no mês de março de 2021 que chegou a maioria das queixas, 116, e dessas, 96 aconteceram no ambiente intrafamiliar.
“Todos nós precisamos ser fiscais e estarmos atentos a qualquer sinal de violência. Se você é vizinho, cuidador ou parente e está observando qualquer tipo de conduta duvidosa em relação às pessoas idosas, não hesite. Denuncie“, reforça o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
O programa também faz um alerta para o aumento no número das violações, identificadas a partir das denúncias, que nos três meses deste ano contabilizaram 533, as quais se destacam: negligência, violência verbal, psicológica, financeira, física, abandono e ameaça, sendo a faixa etária mais violada a de 80 a 89 anos.
Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato com o CIAPPI pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 14h (horário especial durante a pandemia) ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.