O jornalista, professor e pesquisador Emanuel Andrade, abrirá a partir desde semana uma série de entrevistas no formato de lives, por meio do projeto ‘Conversa Musical’, com artistas de vários estilos da Música Popular Brasileira. A iniciativa faz parte das atividades aprovadas, no final do ano passado, pela Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura. As entrevistas serão realizadas através de sua rede social – Instagram (@emanueldeandradefreire), incialmente às quartas-feiras e sábados.
A conversa de abertura da série acontecerá na próxima quarta-feira (21) às 18 h, com o poeta cantador e escritor pernambucano radicado em Salvador (BA), Maviael Melo, que lançou recentemente o livro ‘O Espelho dos Girassóis’, para o qual Andrade assinou o texto da orelha. Segundo o jornalista, apenas o bloco das três primeiras entrevistas está inserido no contexto da lei cultural. Os próximos blocos de conversas seguem como atividade de extensão da Universidade da Bahia (Uneb), o que vai resultar numa pesquisa sobre a representação do Nordeste na MPB e o discurso político e poético dos cantores/letristas.
“A pesquisa, na prática, já vem ocorrendo há anos com entrevistas já feitas com vários artistas, todos de origem nordestina, a exemplo de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Belchior e Gilberto Gil. A meta é ampliar o elenco de artistas do Nordeste, independente de onde estejam vivendo agora, mas que sua produção musical seja analisada de maneira direta o objetiva com suas particularidades discursivas”, observa Emanuel Andrade.
Depois da entrevista de Maviael Melo, a conversa do dia 24 de abril será com o cantor, compositor e professor de canto Tadeu Mathias, paraibano de Campina Grande, radicado no Rio de Janeiro desde os anos 1980. Tadeu participou de várias turnês de Elba Ramalho e é autor da canção ‘Me perdoa’, gravada pela cantora (também paraibana).
A terceira entrevista da série acontece na quarta-feira (28) com o sanfoneiro, cantor e compositor e Targino Gondim, um dos autores de ‘Esperando na janela’ e outras canções de sucesso. A ideia central do Conversa Musical é descortinar o trabalho artístico de cada um a partir do processo de criação, bastidores das parcerias, ideias das canções, letras e contexto, entre outra curiosidades.