Médicos do Hospital de Campanha e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) participaram durante dois dias – sexta (30/04) e ontem (1º) – de treinamento e atualização sobre intubação orotraqueal, um curso de técnicas de intubação de pacientes com Covid-19.
Vinte profissionais das duas unidades de saúde participaram do treinamento ministrado pelo médico anestesiologista da Secretaria de Saúde (Sesau), Manoel Menezes, coordenador da anestesiologia do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, e pela também anestesiologista Mirla Rossana Nogueira Mourão, que abordou a parte prática do curso.
Foram dez horas de treinamento, com aulas teóricas e práticas, realizadas no laboratório de práticas realísticas da Faculdade Estácio de Juazeiro, onde existem equipamentos de última geração para treinamento dos estudantes do curso de Medicina. Os equipamentos permitem a situação de intubação de um paciente, de forma semelhante a real.
Para quem está na linha de frente dos hospitais que atendem pacientes com Covid-19, a atualização da prática de intubação é indispensável. “Diante do cenário atual de pandemia, onde cada vez mais nos deparamos com pacientes graves, necessitando de Intubação Orotraqueal para manutenção da vida, é de suma importância dominarmos com excelência a prática da Intubação“, esclareceu o diretor médico da UPA em Juazeiro, Rosemberg Dias.