O Governo da Bahia decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até o dia 10 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), foi publicada neste domingo (2), na versão online do Diário Oficial do Estado (DOE).
Em 227 municípios (vejam lista), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h.
A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 10 de maio. No período das 18h do dia 7 até as 5h do dia 10 de maio, a venda de bebida alcoólica fica vedada em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).
Aulas
As atividades letivas nas unidades de ensino públicas e particulares poderão ocorrer, na modalidade semipresencial e conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, somente nas regiões de saúde cuja taxa de ocupação de leitos de UTI de Covid-19 vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos. Até o momento, nenhuma região de saúde da Bahia atingiu essa taxa de ocupação por cinco dias consecutivos.
Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.
Transporte
A circulação dos meios de transporte metropolitanos continua suspensa no período das 21h30 às 5h, até 10 de maio. A circulação dos ferry boats também segue suspensa das 21h30 às 5h, até 7 de maio, ficando vedado o funcionamento nos dias 8 e 9 de maio. Até 10 de maio, as lanchinhas também não devem circular das 21h30 às 5h. Nos dias 8 e 9 de maio, a ocupação das embarcações deve ser limitada ao máximo de 50% da capacidade.
Essas medidas é que são genocidas, pois impedem as pessoas de ganharem o seu pão de cada dia. Vocês já imaginaram quanto suicídios ocorreram por conta das pessoas não terem o que comer em casa? Vocês já imaginaram quantas pessoas morreram de outras doenças por não procurarem o atendimento médico? isso ninguém contabiliza, tudo agora é covid19, ninguém morre de outra coisa. Nós estamos bem perto da situação da Venezuela, o povo dependendo de uma cesta básica para se alimentar, é isso que esses Governos querem, a órdem é essa, empobrecer o Brasil, impedir o desenvolvimento desse País, nós temos o apoio do STF, mas as eleições de 2022 estão aí e o povo não vai mais votar nesses falsos brasileiros, assalariados de interesses de fora. Essa CPI que está aí é para isso, parar o País. Cadê a CPI da Toga? cadê o Impeachement de alguns Ministros do STF?
Quando voce restringe o horário de funcionamento do transporte coletivo, a reação natural é exatamente aglomerar nos horários antecedentes ao final do último horário. Se voce amplia o horário, a demanda se dispersa entre os horários disponíveis, consequentemente não gerando aglomeração. Para governar uma cidade o requisito básico é ser burro? Por que, essas medidas e tantas outras que estão sendo tomadas, é digno de entrar no Guines Book. O título seria de quem é mais idiota/pateta.