A exemplo das gestantes sem comorbidades, a vacina AstraZeneca/Oxford – uma das indicadas na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) – também foi suspensa para as puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto) em Juazeiro (BA). A orientação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Em nota, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) destaca que a interrupção é temporária e que as doses da Sinovac/Butantan e Pfizer devem prosseguir em gestantes e puérperas com comorbidades. Porém, o município aguarda o envio das doses referentes a esses laboratórios destinadas aos grupos de gestantes e puérperas, ressaltando que Juazeiro dispõe, no momento, apenas da vacina Oxford/AstraZeneca.
Na cidade, 228 gestantes e 123 puérperas receberam a vacina. Nenhum efeito colateral foi notificado no sistema E-SUS até o momento. O PNI irá emitir nota técnica informando orientações detalhadas a respeito das mulheres (gestantes e puérperas) que receberam a primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford.