O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 1768/21) que institui o piso salarial nacional para profissionais de enfermagem. O valor proposto é de R$ 7,7 mil para enfermeiro; 70% deste valor para técnico de enfermagem e 50% para auxiliar de enfermagem e parteira. O piso considera ainda a jornada de trabalho de 30 horas semanais.
“Nosso projeto contempla trabalhadores da rede pública e privada que trabalham arduamente para atender nossa população. Em muitas situações, são eles os responsáveis pelo primeiro atendimento de quem precisa de um posto de saúde ou de um hospital. O momento é mais do que oportuno, a pandemia evidenciou o comprometimento desses profissionais com os brasileiros“, afirmou Eduardo da Fonte.
A proposta chegou ao gabinete do parlamentar pela deputada estadual Roberta Arraes (PP), que recebeu o pleito dos profissionais da Enfermagem, e também conta com o apoio do presidente do PP no Recife, Lula da Fonte.
Protesto
Ontem (11), profissionais da área realizaram um protesto em Petrolina para pedir a implantação do piso nacional da categoria. Participam da mobilização enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que reclamam – além da falta do piso – das cargas horárias diferentes nessas categorias.