A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro (BA) promoveu nesta sexta-feira (11) a premiação do Programa ‘MPT na Escola 2021 – A escola no combate ao trabalho infantil’. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Juazeiro e faz parte da programação da campanha municipal ‘Trabalho infantil, nem de brincadeira’, desenvolvida em parceria entre a Seduc e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).
Foram avaliados mais de 100 trabalhos produzidos por estudantes do 4º ao 7º ano, de 12 escolas municipais, sobre as temáticas ‘trabalho infantil’ e ‘profissionalização adolescente/aprendizagem profissional’. As oito melhores produções foram premiadas nas categorias conto, poesia, música e desenho, com destaque para escolas da área rural, que receberam premiações em três categorias.
Estudantes e professores das Escolas Municipais Mandacaru, Pontal, 15 de Julho, Joca de Souza Oliveira e Rural de Tempo Integral São José receberam kits pedagógicos pelas produções artísticas e culturais. O estudante Joabe Damasceno, do 5º ano da Escola Municipal 15 de Julho, em Maniçoba, ganhou na categoria Poema e destacou o que aprendeu com a atividade. “Com esse projeto eu aprendi que tem muitas crianças que precisam de ajuda, e que se você conhece alguém que está maltratando e incentivando uma criança ao trabalho, deve denunciar“, explicou. Os premiados seguirão para a etapa estadual.
A programação também contou com a participação da secretária de Educação, Normeide Almeida; o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Teobaldo Pedro; a superintendente de Gestão Escolar, Alexandrina Araújo; a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Juazeiro, Cristiane Alli Fernandes; o representante do Conselho Tutelar do município, José Roberto Santos; e o vereador Gleidson Azevedo.
“Foi muito positivo, bonito e emocionante a apresentação do trabalho das crianças. Vimos o envolvimento dos professores e gestores nesse projeto, houve, realmente, um empenho e dedicação. Eles abraçaram essa causa que é tão importante e que mostra qual é a sociedade que queremos“, frisou.
Ação contínua
As escolas municipais de Juazeiro que participaram da premiação também receberam do MPT um material específico sobre a temática, bem como formações para os professores, a fim de trabalhar a conscientização sobre o trabalho infantil de forma contínua nas unidades de ensino. Normeide Almeida destacou a disponibilidade do município para fomentar ações de conscientização que assegurem o direito de crianças e jovens de Juazeiro. “O Programa MPT na Escola é uma importante iniciativa do Ministério Público do Trabalho por trazer informações e contribuir para conscientização sobre o trabalho infantil em nossa rede municipal. A Seduc estará sempre à disposição para desenvolver projetos que visem a conscientizar e promover o bem-estar de nossas crianças e adolescentes“, finalizou.