Com a chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Petrolina vai abrir, a partir desta terça-feira (15), o agendamento na plataforma TI Saúde. Diariamente, serão disponibilizadas 2.500 vagas no site. A novidade é que a partir de hoje a população em geral com 45 anos ou mais já poderá realizar o procedimento para receber a vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também continua com a imunização dos trabalhadores de saúde autônomos, trabalhadores da educação que atuam em creches, na educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e EJA da rede pública e privada, gestante e puérperas e pessoas que possuem comorbidade com idades entre 18 a 59 anos.
Outra novidade na programação é que nesta terça as pessoas pertencentes às forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores da indústria e da construção civil, e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário irão seguir o critério por faixa etária – ou seja, para receber a vacina esse público deverá ter 45 anos ou mais.
O agendamento do dia, horário e local para receber a dose deve ser feito até às 15h do dia anterior. Caso contrário, só entrará na lista do dia seguinte. É obrigatório a apresentação dos documentos no ato da vacinação. Vale ressaltar que a imunização das gestantes e puérperas, assim como das pessoas que possuem comorbidades continua sendo, exclusivamente, no polo do Sesc, Centro da cidade.
Polos de vacinação
Os polos de vacinação em Petrolina são os pontos fixos e o drive thru. Os fixos são o Igeprev, no Centro; o Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Bairro Alto do Cocar; a Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; e a Escola Professor José Joaquim, no José e Maria. O drive-thru fica na Avenida da Integração, em frente à loja Lucia Gomes; no estacionamento do River Shopping; próximo do supermercado Bontempo, na Cohab VI; e no estacionamento da Justiça Federal, próximo à Câmara de Vereadores.
Como ficam os IDOSOS que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac e estão com mais de sessenta dias de espera pela segunda dose?
E como fica a eficácia da vacina, uma vez que o próprio BUTANTÃ informa que a segunda dose deve ser aplicada entre o 21º e o 28º dia da primeira dose para que seja mantida a garantia de sua eficácia? Vai ser aplicada uma terceira dose?
A Prefeitura/Secretaria de Saúde de Petrolina só fala que está aguardando a chegada de mais doses. O que vocês têm a dizer sobre o assunto? A população merece um esclarecimento sobre essa questão.