A Prefeitura de Petrolina, recebeu no último final de semana uma nova remessa com pouco mais de 7 mil doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). A novidade é a Janssen, enviada pela primeira vez ao município. Chegaram também, para primeira dose, a AstraZeneca e a Pfizer. Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá abrir a plataforma TI Saúde para o agendamento da imunização.
O esquema com o dia, horário e local para receber a dose da vacina deve ser feito até às 15h do dia anterior. Caso contrário, só entrará na lista do dia seguinte. A imunização acontecerá a partir desta terça-feira (6), em pontos fixos e de drive-thru espalhados pela cidade. A vacina será aplicada das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
O município continuará com a faixa-etária de 40 anos para a população em geral. Com idades de 18 a 59 anos serão vacinados trabalhadores de saúde autônomos e trabalhadores da educação atuantes em creches, na educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e EJA da rede pública e privada.
A imunização também continua para as gestantes, puérperas, idosos faltosos e pessoas que possuem comorbidades, exclusivamente, no polo do SESC, no Centro. O público com comorbidades precisa agendar a vacinação e apresentar laudo comprobatório da doença no dia marcado para imunização.
O público pertencente às forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores da indústria e da construção civil; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, irá seguir o critério por faixa etária, ou seja, para receber a vacina devem ter 40 anos ou mais.
Documentação
É obrigatória a apresentação de alguns documentos no ato da vacinação. A população em geral precisa levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Já o público dos demais grupos preconizados para vacinação deve apresentar, além da documentação pessoal, um comprovante de vínculo empregatício ou contracheque.