Aguardado pela população de Petrolina, o serviço de castração de animais começa na cidade a partir desta terça-feira (6). O trabalho será coordenado pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e, dentro do planejamento, as castrações serão realizadas em bairros com notificações de leishmaniose em humanos.
O primeiro bairro a receber o Castramóvel será o Loteamento Recife, na zona norte. As atividades serão desenvolvidas durante o mês de julho e divididas em duas semanas. A primeira semana de castrações será de hoje a sexta-feira (9) e a segunda de 20 a 23 de julho.
Nesse primeiro momento serão assistidos os animais de rua resgatados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e direcionados para a castração na unidade móvel. O veículo tem estrutura para castração e procedimentos cirúrgicos mais simples em animais de pequeno porte. O pós-operatório dos bichos será no CCZ; depois os animais ficarão disponíveis para adoção ou serão devolvidos para o bairro onde foram resgatados.
Para a realização dos procedimentos, dois médicos veterinários estarão atuando na unidade. O veículo está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. O veículo tem estrutura para realização de até 50 procedimentos por semana.
Controle
Para o coordenador do Centro, Kahel Neves, através da castração haverá o controle populacional e consequentemente de doenças. “Estamos com um importante equipamento no município. O Castramóvel é, sem dúvida, uma grande aquisição, onde poderemos realizar atividades de controle reprodutivo de animais errantes, através da castração, bem como tratar das zoonoses e evitar a propagação, em especial da leishmaniose, no ser humano“, explicou.