A chegada de doses da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 em Petrolina, fez com que muitas pessoas começassem a se recusar a receber a dose do imunizante, para receber a que oferece uma única dose para imunização completa. Diante disso, a prefeitura criou medidas restritivas para todas as pessoas que agendam e rejeitam a vacina que está sendo ofertada no momento da aplicação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Petrolina conta com quatro tipos de imunizantes: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen, distribuídos nos polos de vacinação de maneira aleatória e dependendo da quantidade recebida de cada vacina.
A partir desta sexta-feira (9), quem se recusar a ser imunizado com a vacina ofertada, na tentativa de escolher o fabricante do imunizante, irá para o fim da fila da sua faixa etária e continuará a ser agendado para a vacina disponibilizada no momento.
De acordo com a SMS, a medida é uma tentativa de evitar que aqueles que procuram o imunizante desejado tomem o espaço de outros que não fizeram a escolha e que, por isso, perderam a oportunidade de se imunizar. A pessoa que recusar a dose oferecida terá que assinar um termo de recusa assumindo a responsabilidade pela sua decisão. Caso se negue, duas testemunhas assinarão o documento.
Poe quê eu não posso escolher a vacina que irei tomar? eu sou uma cobaia para essas vacinas, e não tenho o direito de escolher qual substância vai entrar no meu corpo? vacinas feitas a toque de caixa, sem segurança alguma, sem conhecimento de reações no momento da vacina, e nem reações futuras, e voce ainda é obrigado a tomar o que tiver. Resumindo, lançaram um vírus na terra, fizeram uma bagunça danada na vida das pessoas, estão politizando todo o problema e agora nossos governantes querem nos empurrar goela abaixo a vacina que ELES querem. E vivemos numa democracia, imagine se não fosse.