Coluna da Folha: O ‘não’ do MDB e o peso de Miguel Coelho no jogo da sucessão

por Carlos Britto // 14 de julho de 2021 às 07:00

Foto: divulgação/arquivo

A notícia de que a liderança do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Pernambuco decidiu que a legenda vai continuar na Frente Popular surpreendeu o mundo político pernambucano. No Interior do Estado o assunto gerou debates e incertezas. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, acreditava que o MDB pudesse se desassociar do PSB e abraçar um processo de candidatura própria. Em nota, ele lamentou a decisão: “Lamento, ao mesmo tempo respeito a escolha da direção estadual do MDB. Sigo ao lado da esperança de mudança em Pernambuco”, declarou.

Miguel disse ainda que irá manter os debates para a construção de uma nova direção estadual. “Manteremos com todas as nossas forças e de forma respeitosa o debate pela construção de um novo Pernambuco. Mesmo que a direção estadual de nosso partido tenha decidido manter o MDB onde está, num projeto que nada mais tem a oferecer, apenas a desesperança”, afirmou.

Por todo o Interior as manifestações ao prefeito de Petrolina foram de incentivo, e uma ala forte já conversa no sentido de pressionar para que Miguel mantenha o projeto migrando para um partido de oposição. Mas as coisas não se resolvem assim na política, e o prefeito conhece o terreno.

Miguel deve digerir essa decisão com calma e articular sua movimentação. O certo é que o jovem prefeito se preparou para esse momento e construiu alianças importantes para o projeto de oposição no Estado. Se o PSB considera que o ato foi um xeque-mate capaz até de atrair os Coelhos para o seu palanque, nessa parte o tiro pode ter saído pela culatra.

Só federal

A prefeita de Trindade, Helbe Rodrigues (PSL), que é eleitora forte do deputado federal Fernando Filho (DEM), diz para quem pergunta se é cedo para falar do seu estadual. “Eu já coloquei que não tenho ainda um pré-candidato a estadual. Isso até que eu resolva são muitas propostas, não sentei com nenhum, e esta campanha de 2022 só vou falar em 2022, porque este ano é trabalho e investimento”, afirma.

Improcedente

O juiz eleitoral Altino Conceição da Silva, que representa as cidades de Brejo da Madre de Deus e Jataúba, julgou improcedente a denúncia contra a campanha de 2020 da agora prefeita Drª Cátia e seu vice Fábio Mamão. A denúncia partiu do MDB na cidade, que acusou a campanha de realizar atos com aglomeração. A Justiça considerou “insuficiente a comprovação do efetivo descumprimento, incabível é a aplicação da pena pecuniária”.

Com as mulheres

A deputada estadual Roberta Arraes foi eleita a presidente estadual do PP Mulher, em evento que aconteceu na sede do partido, de forma remota e presencial. Roberta disse ainda que irá se dedicar em busca de políticas públicas no combate à violência contra as mulheres, além de trabalhar pela ampliação da participação feminina nos poderes.

Mais poços

O deputado estadual Erick Lessa se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Claudiano Filho, para resolver questões técnicas a respeito da instalação de poços artesianos na área rural de Caruaru. No total, o parlamentar destinou emendas de R$ 64 mil para a instalação dos equipamentos.

Coluna da Folha: O ‘não’ do MDB e o peso de Miguel Coelho no jogo da sucessão

  1. ANDREI disse:

    nao adianta so tem voto aqui em petrolina

  2. O PENSADOR. disse:

    Eu imagino que os que fazem o MDB e ou qualquer outro partido em Recife, jamais vão vão apoiar uma candidatura do Sertão como Governador. Alguém nesses últimos 2(dois) anos viram algum Senador da Capital fazer alguma mínima coisa por Pernambuco? nada, só o Vampirão ainda dá o ar da graça na CPI da Conspiração com aquela sua voz ridícula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários