Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro passaram nesta semana por uma capacitação para melhorar o atendimento a pacientes com problemas respiratórios. Um grupo de quase 15 profissionais – entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas – recebeu atualização do uso dos principais dispositivos para atender pacientes com esse tipo de problema.
Com o tema ‘Oxigenioterapia no atendimento pré-hospitalar’, a capacitação foi feita pelo coordenador médico do Samu, Franclen Carvalho, e a coordenadora de Enfermagem, Juliana Tupiná. Os estudantes do 8º período do curso de Medicina da Faculdade Estácio de Sá, Ayres Milano e Gabriel Andrade participaram da capacitação, compartilhando conhecimento sobre o tema com os profissionais do Samu.
“Nós precisamos estar sempre atualizados com tudo que envolva o atendimento pré-hospitalar que é a nossa principal prestação de serviço. É importante que os nossos profissionais possam perceber quando o paciente precisa da oxigenioterapia e o melhor uso dos dispositivos para melhorar os níveis de saturação de oxigênio para que o paciente chegue ao hospital o mais compensado possível“, explicou o coordenador do Samu, Franclen Carvalho.