A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste reunirá prefeitos de municípios dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. O encontro é mais uma etapa da Conferência Estadual do G51, que acontecerá nesta quinta-feira (12), às 10h, com transmissão da Sudene no YouTube.
O evento online vai debater a viabilização de projetos e formação de parcerias focadas no desenvolvimento das cidades nordestinas através da estratégia do G51 proposta pela Autarquia. Participam desta edição os gestores de Caicó (RN), Dr. Tadeu; Caruaru (PE), Raquel Lyra; Mossoró (RN), Alysson Bezerra; Petrolina (PE), Miguel Coelho; e Serra Talhada (PE), Márcia Conrado. O encontro contará com apresentações do superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto; diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Superintendência, Raimundo Gomes de Matos, secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Tiago Pontes Queiróz; e presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet.
Serão apresentados projetos da Sudene e de seus parceiros nas áreas de cidades inteligentes e gestão pública. A conferência é uma oportunidade, também, para conhecer melhor a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e os principais instrumentos de ação disponíveis para os municípios de sua área de atuação. Os participantes estarão em contato com instituições federais que poderão contribuir com a viabilização de projetos e atração de investimentos.
Já foram realizados encontros estaduais com prefeitos de municípios localizados em Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Sergipe e Maranhão. Os encontros vêm debatendo temas como Cidades Inteligentes, Gestão Pública, Habitação, Saneamento e Agricultura Familiar.
Encontro nacional
Essas conferências são preparatórias para um encontro nacional, em Brasília, que irá reunir instituições governamentais e parceiros para consolidar uma nova estratégia de potencialização de políticas públicas, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão municipal através de novos projetos. Formado pelos municípios-polo da área de atuação da Autarquia que possuem condições de ampliar o alcance de políticas públicas e programas de governo, o G51 faz parte da rede de cidades intermediárias propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são a base da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene.