Um grupo de alunos do Ensino Médio da região de Ponta da Serra, na Zona Rural de Petrolina, procurou a reportagem do Blog para relatar a situação que eles estão enfrentando para conseguir estudar após o retorno das aulas presenciais no município.
Segundo eles, antes da pandemia de Covid-19, as aulas, que deveriam acontecer em uma escola no N-3 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, estavam acontecendo em uma escola municipal no povoado de Ponta da Serra, por conta da falta de transporte.
Os estudantes informaram que, com o retorno das aulas presenciais, o acesso à escola municipal da comunidade foi barrado, e com isso, eles permanecem sem aulas. “O ensino remoto não está sendo acessível para muitos de nós, e com a falta de transportes, achamos perigoso demais irmos para o N-3 à noite, inclusive por ser longe”, disse uma aluna.
Procurada pelo Blog, a Secretaria de Educação confirmou que se trata de alunos da rede estadual que usavam o prédio do município, uma vez que o Estado não oferece ônibus para eles. Com isso, preferiram ficar na Escola Joaquim Francisco. “Estamos verificando o que está acontecendo sobre este assunto”, declarou, por meio de nota.