A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), registrou 1.249 inscrições de pessoas privadas de liberdade (PPLs) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL/2020). As provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de outubro de 2021 dentro dos estabelecimentos penais.
Todas as 23 unidades prisionais de Pernambuco e mais o Centro de Saúde Penitenciário (CSP), em Abreu e Lima, aderiram ao certame, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/Ministério da Educação). Com maior número de inscritos está o Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, com 164 candidatos. Em 2º e 3º lugares estão, respectivamente, os presídios Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (PJALLB), no Complexo do Curado (80), e de Igarassu (PIG) com 76 adesões.
A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Por meio do exame, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Em 2019 foram registradas 1.311 inscrições no Encceja PPL.