Duas escolas municipais de Juazeiro (BA) poderão aplicar a filosofia militar. A pauta vem sendo debatida entre a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN). As escolas são a Paulo VI e CAIC Misael Aguilar. A medida visa a fortalecer, no ambiente escolar, valores como disciplina e organização para refletir positivamente nos índices de aprendizagem dos alunos.
A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, ressalta que as escolas militares costumam apresentar excelentes resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e quer replicar a experiência em Juazeiro. A Major Raquel Reis explicou que a filosofia militar prega a valorização da família, da disciplina e da organização para a formação de cidadãos de bem.
No início do mês de outubro, Normeide Almeida se reunirá em Salvador com o Comando Central da Polícia Militar para acertar os detalhes para o fechamento do convênio. A previsão é que os militares comecem a prestar apoio nas escolas a partir de 2022.