Com atendimentos realizados nas comunidades da Zona Rural de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem levado doses da vacina contra a Covid-19 a localidades mais distantes. O planejamento é feito para atender com mais comodidade e conforto às pessoas em localidades distantes da região central. Até domingo (3), moradores de quase 13 comunidades receberão as doses.
A vacina na zona rural acontece de maneira diferente da zona urbana, já que não necessita de agendamento. O quantitativo das pessoas na faixa etária da imunização é passada pelos agentes de saúde, e assim, as equipes se deslocam até os distritos para administrar a vacina.
A distribuição das doses para a população é realizada em porcentagem. A zona rural contempla 30% de todo o imunizante que o município recebe; os outros 70% são destinados à zona urbana – no caso da primeira dose, uma vez que a segunda dose já é garantida. “Temos essa divisão para melhor atender de forma equânime às pessoas da zona rural, sendo que entendemos que a maioria dessa população não tem acesso a informatização e tem dificuldade para se deslocar até a cidade, com isso, desde o princípio da vacinação, priorizamos atender os moradores na própria comunidade. Vale destacar que, não paramos um dia desde que iniciamos a vacinação em Petrolina“, concluiu a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Cronograma
Nesta sexta-feira (1) serão atendidas as comunidades de Nova Descoberta, Bebedouro, Caititu e o C-3 (Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho). No sábado (2) é a vez de Izacolândia, N-5 e N-10 (Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho), KM-25 (Perímetro Maria Tereza), Uruás e a Agrovila. Já no domingo (3) serão atendidas as localidades de Izacolândia, N-7 (Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho), KM-25, Ponta da Serra e Serrote do Urubu.