Após diversas cobranças de moradores do bairro Jatobá, área central de Petrolina, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) tem trabalhado desde a última semana para escoar a água da lagoa, depois das chuvas intensas que caíram na região.
Os trabalhos estão sendo realizados com uma adutora – conjunto de peças, acessórios e dispositivos, que permite o escoamento e transporte da água por conduta forçada. A Seinfra ressalta que, nesse período, está proibida a passagem com automóveis ou carroças pela via, uma vez que, a movimentação de veículos de qualquer natureza pode desacoplar ou danificar a adutora.
A previsão para liberação da via só será possível quando o nível da água baixar, trazendo segurança para todos. Além dos serviços de manutenção realizados na lagoa, o município está em fase de assinatura de contrato com uma empresa que irá elaborar os estudos de macrodrenagem e microdrenagem (Plano Diretor de Drenagem), trazendo solução ampla para os problemas existentes nas bacias hídricas onde são registradas inundações.