Em resposta ao presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada, vereador Ronaldo Dja, que denunciou no plenário da Casa a falta de um urologista no Hospital Agamenon Magalhaes (Hospam), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) se posicionou por meio de nota enviada a este Blog. De acordo com a pasta, o diagnóstico inicial dos pacientes é de responsabilidade do município.
Confiram:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que o primeiro atendimento e investigação diagnóstica de casos urológicos são de responsabilidade da rede municipal. Havendo a necessidade de consulta com especialista, o município faz a inclusão do paciente na Central de Regulação para que haja o devido encaminhamento. Para urologia, por exemplo, em Serra Talhada, há a oferta de consultas e exames na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) da cidade, que também disponibiliza fisioterapia urológica. Frisa-se que o acesso é realizado através da regulação da cidade de residência do paciente e que esta unidade é referência para os 10 municípios da XI Geres.
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foram realizadas 1.475 consultas urológicas em 2020 na unidade. Neste ano, até outubro, já foram realizadas 1.418.
A SES-PE destaca, ainda, que a oferta de especialistas na UPAE leva em consideração o desenho da assistência à saúde da região e faz a integração da rede estadual com a Estratégia de Saúde da Família em âmbito regional. Após a consulta e a realização dos exames, o paciente, já munido do seu plano de tratamento, volta para continuar o acompanhamento de rotina na Atenção Primária (postos de saúde, Estratégias de Saúde da Família).
Por fim, reforça que o Estado tem atuado com determinação para ampliar e reforçar a rede de saúde da região. Além da UPAE, o Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam) presta um importante serviço ao público, com emergência em clínica médica, pediatria e obstetrícia, além de ter sido implantada, recentemente, unidade de terapia intensiva (UTI). Também foi inaugurada no ano passado a primeira etapa do Hospital Eduardo Campos (HEC), que está atuando no enfrentamento à Covid-19.
SES-PE/Ascom