Coluna da Folha: Reajuste no IPVA é maior que denunciou deputado, diz pré-candidato

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2022 às 07:21

Foto: Carlos Britto

Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, o fazendário, professor de matemática e pré-candidato a deputado estadual, Allan Maux, fez uma pesquisa mais profunda do que os próprios parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a respeito da nova tabela de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2022.

Segundo ele, o aumento do IPVA não é apenas de 20%, como disse o deputado Antonio Coelho (DEM) em declarações recentes. Allan ressaltou que cada modelo de carro representa um custo. O HB20 Vision, por exemplo, sofreu um aumento de 37,29%. Já o Gol 1.0 teve acréscimo de 41,21% e o Honda City, reajuste de 38,03%. Para o Toyota Corolla, o reajuste é mais de 50%, e tem carros que custam mais”, adiantou.

Allan, que também é auditor fiscal, criticou o Governo de Pernambuco por utilizar a tabela FIPE como base de cálculo para reajuste no preço do IPVA. “Precisamos defender o bolso do contribuinte, e não vamos permitir isso. O Estado tem um limite legal, que é justamente o índice oficial da inflação, que foi de 10,74%, e não tabela FIPE. A tabela é um parâmetro, mas não é o único meio de se validar um aumento. O limite é a lei. A tabela FIPE pode ser um parâmetro, desde que esse aumento não seja acima da lei”, disse.

Ele ainda chamou atenção para o fato da maioria dos deputados pernambucanos ficarem omissos diante do reajuste. “Eu não sei de onde o pessoal pegou esse aumento de 20%. Eles chutaram. Parece que o pessoal está de férias ainda e esqueceu que o ano virou. As falas dos deputados foram brandas, sem estudo e superficiais. Não tiveram a preocupação de defender o contribuinte”, finalizou.

Gesto amigo

Em solidariedade ao PSB, o Progressistas não dará legenda ao deputado Clodoaldo Magalhães para disputa na Câmara Federal. A informação foi revelada pelo líder do PP, Eduardo da Fonte. O deputado federal também afirmou que aguarda o governador Paulo Câmara (PSB) definir o nome que irá disputar o governo nas eleições deste ano e, somente após essa decisão, vai se pronunciar sobre a composição dos outros escolhidos para a chapa da Frente Popular.

Recursos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) visitou o município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, para anunciar um investimento de R$ 200 mil na área da saúde e a chegada de um trator para as associações de Ouro Verde e Malhada Real. Gonzaga e o prefeito da Terra da Uva e do Vinho, Vilmar Cappellaro (PMDB), também trataram sobre o planejamento de trabalho social com vistas à prevenção do uso de drogas junto ao governo estadual.

Buraco na estrada

Motoristas que passam pela PE-265 ligando Sertânia, no Sertão do Moxotó, ao município de Monteiro, na Paraíba, estão na bronca e até hoje esperam as melhorias na pista. Eles relataram que precisam desviar dos buracos no trecho pernambucano, enquanto o lado paraibano é praticamente um “tapete”. A rodovia foi autorizada em agosto pelo governador Paulo Câmara (PSB) e a empresa contratada para a obra é Esse Engenharia. O povo espera agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs redatores leitores e, população regional. Parabéns pela matéria, sobre essa história política da família Padilha, que tudo leva a…