A Prefeitura de Juazeiro (BA) está realizando a campanha ‘Janeiro Roxo’, que tem como objetivo chamar a atenção sobre a hanseníase e esclarecer a população a respeito dos sintomas, prevenção e tratamento da doença. A gestão ressalta que o tratamento é disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de forma gratuita e também no Centro de Saúde III, localizado no bairro Angari, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Segundo a dermatologista Isadora Parente, alguns sintomas podem ser identificados, como manchas esbranquiçadas, avermelhadas, pouco ou mal delimitadas, placas e/ou nódulos, assim como área de pele seca e falta de suor, com queda de pêlos, mais especificamente nas sobrancelhas, perda ou ausência de sensibilidade e sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
Porém, a realização de exames é fundamental para um diagnóstico exato e precoce. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Então, quanto mais cedo diagnosticar a hanseníase, mais cedo a pessoa poderá ser tratada, e assim evitar sequelas”, destacou Isadora.