O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para atender crianças de 5 a 11 anos chegou a Petrolina na manhã de ontem (15). Nesse primeiro momento, serão contempladas crianças com síndrome de down, autismo e doenças neurológicas crônicas. A vacinação já começa nesta segunda-feira (17).
O imunizante a ser aplicado é o da Pfizer e contará com um intervalo de oito semanas entre as aplicações das doses. Na estratégia montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com um levantamento de público realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Ou seja, não será demanda espontânea para evitar perda do imunizante.
Petrolina possui um público estimado em pouco mais de 47 mil crianças dentro da nova faixa etária preconizada. Desse total, pouco mais de 2 mil estão dentro dos critérios preestabelecidos para receber a vacina nessa primeira etapa.
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, a estratégia adotada visa a evitar a perda e imunizar o quanto antes este público. “Estávamos, sim, ansiosos por esta chegada, tendo em vista que o público contemplado apresenta maior dificuldade com o uso da máscara. Alguns possuem baixa imunidade, e sabemos que a vacina é um meio de prevenir formas graves da doença. Estamos dispensando o mais breve possível essa vacina para os postos e vamos imunizar e proteger nossas crianças “, frisou.