O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Juazeiro (BA) deu posse, ontem (17), aos seus novos membros. A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores, de forma híbrida – ou seja, presencial e também virtual para a participação dos conselheiros que não puderam estar presentes.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Costa, deu as boas-vindas aos novos conselheiros, junto ao presidente do CMS, Robson Pereira. “A saúde é um bem de todos. Ela não tem que ter opositores, é um setor que temos que trabalhar em conjunto e, por isso, estamos aqui para constituir este Conselho e dar posse aos novos conselheiros. Acredito que muitos conselheiros, sejam os que já estavam ou mesmo os que estão entrando, estão vendo que estamos vivenciando uma nova época na saúde“, disse.
Costa também apresentou aos conselheiros alguns avanços na área da Saúde de Juazeiro como a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as reformas da UPA e da Policlínica Municipal, readequação do Samu, humanização da Maternidade de Juazeiro – entre muitos outros avanços. “Queremos que o Conselho municipal de Saúde ande junto com a gente, não para não fiscalizar, mas para nos ajudar a fazer uma saúde melhor”, frisou o secretário.
Mesa diretora
Na ocasião também foi escolhida, por meio de votação, a nova mesa diretora. A composição ficou da seguinte forma: Robson Vieira Pereira presidente; Silvio Perrota, vice-presidente; José Gomes Segundo, 1º secretário; e Bernadete Costa, 2ª secretária. “Temos muitos desafios pela frente, mas pela qualidade dos conselheiros que temos, com certeza este Conselho Municipal de Saúde será fortalecido. Temos muito a contribuir com a saúde de Juazeiro. O Conselho é co-gestor da saúde, ele auxilia nessa formação de políticas públicas e nós, enquanto Conselho, não fazemos só fiscalizar, mas devemos construir também uma política pública de melhor qualidade para os nossos munícipes“, avaliou Robson Pereira.