Samu de Petrolina tem mais de 8 mil trotes registrados em 2021

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2022 às 09:20

Foto: Jonas Santos/PMP SMS arquivo

Visto por muita gente como apenas uma brincadeira ‘inofensiva’, o trote telefônico pode representar um prejuízo irreparável quando se trata de serviço público. Um bom exemplo disso é o Samu de Petrolina, que registrou em 2021 um total de 8.052 mil ligações desse tipo. Isso equivale a 22 trotes por dia. A cada ano a prefeitura municipal emite um alerta para conscientizar as pessoas sobre a importância de deixar livres as linhas de telefone para os reais atendimentos de urgência.

Ligações desnecessárias atrapalham o bom andamento do trabalho disponibilizado para a população que realmente precisa dos atendimentos do Samu. Além disso, pode custar a vida de alguém.

A situação, no entanto, continua. Nos primeiros 10 dias deste ano já foram identificados mais de 250 trotes pelo sistema. Além de ser crime, conforme o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Como janeiro é um mês de férias, os números tendem a aumentar, conforme explica o diretor médico do Samu, Antônio Reis.

Nós fazemos um pedido muito importante à população, para que evite passar trotes. Sabemos que para quem passa o trote pode ser apenas uma brincadeira, mas para o Samu acaba prejudicando demais a nossa dinâmica. O nosso serviço depende da agilidade, porque pela rapidez com que atendemos é o que pode fazer diferença entre a vida e a morte do paciente. Nesse período de férias reforçamos esse pedido especialmente aos pais, que conversem com seus filhos para que não façam ligações ao 192“, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários