Após o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022 apontar médio risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em Petrolina, a prefeitura está orientando as pessoas que apresentarem sinais e sintomas ou indicarem suspeita de denguea a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a notificação e fechamento do diagnóstico. A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, disse que muitas delas contraem a doença e não vão até a UBS, já que os sintomas da doença são clássicos.
“Mas a notificação é essencial para ações do bloqueio de transmissão e prevenção de novos casos da doença. Sem a notificação, a Secretaria de Saúde não tem como saber quantos casos temos na cidade e quais são os bairros com maior incidência da doença. A partir disso podemos fazer uma programação das ações de bloqueio”, explicou.
Os sintomas mais comuns são dor no corpo, febre, manchas vermelhas e dor de cabeça. Ao apresentar esses sintomas, é necessário procurar uma UBS para que seja realizada a notificação. Depois disso, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) são encaminhados para ações de bloqueio de transmissão e orientações aos moradores.
Convoque as pessoas aprovadas no concurso de 2019 pra agente de endemias.