Reitores e representantes de 11 Universidades Federais participarão até amanhã (12) da Reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro começou nesta sexta-feira (11) e está acontecendo na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na sala do Conselho Universitário (Conuni), na Reitoria (Campus Sede), em Petrolina (PE), com a presença do reitor pro tempore Paulo César Fagundes Neves, e do coordenador da Rene, Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A reunião também contou com a presença do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), do vice-reitor Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento e de pró-reitores da Univasf. Na manhã de hoje foi assinado o Acordo de Cooperação Multilateral com a Universidade Soka, do Japão, que visa a estabelecer um programa de mobilidade acadêmica.
O encontro teve a participação, por vídeo conferência, do presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Miguel Shiratori, e a exibição de um vídeo do assessor internacional da Universidade Soka, Masahito Tobita. Também houve a apresentação do Projeto Nordeste Sustentável, elaborado pela coordenação da Rede Rene e pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Leonel Leal. Uma apresentação do superintendente Regional da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, encerrou a programação da manhã.
Durante o encontro, que conta com a participação de sete reitores, além de vice-reitores e assessores das IFEs, ainda serão discutidos o impacto da pandemia da Covid-19 e o retorno às atividades presenciais nas universidades federais da região Nordeste. Amanhã, a programação terá uma palestra de Sérgio Wigberto Risola sobre ‘Mentoring na área de inovação, relação Universidade-Empresa, estruturação de parcerias e empreendimentos inovadores e Impactantes’.
O coordenador da Rede Rene, Josealdo Tonholo, destacou que a reunião acontece num momento de retorno das atividades presenciais nas IFEs. “Essa reunião tem um sentido simbólico de retomada das atividades presenciais, pois muitas universidades estão retornando às atividades acadêmicas e administrativas, e estamos vivenciando essa nova realidade nas nossas instituições neste momento”, disse. Segundo Tonholo, o foco deste encontro será no fortalecimento de parcerias entre as IFES e instituições, entre as quais a Universidade Soka e a Codevasf, e a discussão de temas como a contribuição das Universidades para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU – Agenda 2030 e os cortes nos orçamentos das Universidades Federais.
Debate
O reitor pró-tempore Paulo César ressaltou que a reunião é relevante por congregar os reitores das IFEs do Nordeste, possibilitando o debate de temas pertinentes à realidade da região. “É um fórum importante para discutir e propor soluções para os problemas comuns enfrentados pelas universidades do Nordeste. Além disso, nesta reunião estabelecemos um acordo de cooperação com a Universidade Soka, que irá aproximar as nossas Universidades da instituição japonesa, e discutiremos assuntos relevantes com o PNUD e a Codevasf”, pontuou.
Só gastança de dinheiro público. Diárias, ajuda de custo etc. O Brasil não tem jeito.
Blá blá blá, diárias, passeios nas vinícolas, haja orçamento para viagens dos reitores. Aliás nosso magnífico reitor é campeão nacional de gastos.
Esses gastos são necessários e rendem bons frutos, diferentemente de R$ 1,4 trilhões que o PT desviou da Petrobrás e BNDES.
A Univasf carece de novos códigos/vagas para técnicos em assuntos educacionais.
A Universidade pede socorro!!
Toda a universidade sabe dessa deficiência.
Concordo com o comentário acima.
Sou estudante da Univasf e também sinto falta desses profissionais na universidade. Sobretudo agora com a volta das aulas presenciais.