Confirmando as previsões, a Barragem de Sobradinho (BA) bateu a casa de 93,27% do seu volume útil neste domingo (20), conforme relatório divulgado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A tendência, segundo a estatual, é de manter esse ritmo para o próximo final de semana.
Até sexta-feira (25), o volume na barragem deve atingir 97,75%. A vazão de água liberada (defluência) permanece em 3 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). A Chesf frisa que esses valores poderão sofrer alterações não programadas em virtude de uma eventual necessidade operacional ou por razões naturais.
Isso não é bom pra concessionárias de energia, porque ficam com um pé atrás, para se utilizarem das cores com bandeiras para aumentar o preço da conta. Que é só um pretexto pra aumento da conta, o Rio São Francisco nunca vai secar como alegam a com a seca. Moramos no quintal da barragem e a beira do rio, pagamos as maiores contas do pais, por ser um recurso naturural é um bem de todos e por ser um serviço essencial era para pagarmos so o custo de operação. Entregaram a neo latino, gringos para explorar nosso povo, com é contumaz.
Lembrem-se, só teremos chuvas com os volumes deste ano, só daqui a 4,5 anos. Então, vamos liberar água com cuidado para não faltar. Não é a água da TRANSPOSIÇÃO que vai secar o lago de Sobradinho, mas sim, os volumes liberados para geração de energia, que também diga-se de passagem, é essencial para o desenvolvimento da região. A própria TRANSPOSIÇÃO esse ano, está com os Reservatórios cheios, mas voltamos a alertar, só daqui a 4,5 anos teremos chuvas como as desse ano.