O ex-procurador-geral do Estado de Pernambuco , Silvio Pessoa de Carvalho, faleceu na tarde de ontem (20) no Recife, aos 86 anos, de causas naturais. Ele estava em sua residência, no bairro de Casa Forte, Zona Norte recifense, quando foi encontrado sem vida.
Silvio atuou como vice no mandato do atual senador Jarbas Vasconcelos (MDB). Ao longo da sua trajetória, ele ainda foi procurador-geral de Pernambuco, deputado estadual e deputado federal. Desde 3 de janeiro deste ano, Silvio estava internado no Hospital Esperança, localizado no bairro da Ilha do Leite. O internamento ocorreu por conta de uma isquemia, que tornou necessária a sua ida à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ele seguiu no Esperança até a quinta-feira da semana passada, quando teve alta hospitalar. Silvio completaria 87 anos no mês que vem. Ele deixa a esposa, quatro filhos e cinco netos.
Na política, Sílvio foi eleito duas vezes deputado estadual, perdendo o mandato em 1969 pelo AI-5, durante a Ditadura Militar. Por duas oportunidades, foi secretário da Prefeitura do Recife. Em 1967, secretário da Justiça, e em 1986, foi secretário de Finanças. Em 1992, foi secretário estadual de Justiça, durante a gestão do governador Carlos Wilson. Entre 1993 e 1994, foi vice-prefeito do Recife, durante a gestão de Jarbas Vasconcelos. Em 1996, assumiu a vaga de Roberto Magalhães na Câmara dos Deputados, exercendo o mandato de deputado federal até janeiro de 1999. Após o período na Política, comandou a Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE) entre 1999 e 2006. Sílvio também foi presidente do Sport entre 1972 e 1974.
PGR
Por meio de uma nota de pesar, o atual procurador do Estado, Ernani Medicis destacou o trabalho realizado por Silvio. “Dr.Silvio Pessoa deixa um legado de honradez e coragem. Marcou a Procuradoria e os procuradores que com ele conviveram pela pronta disposição em compartilhar conhecimento e incentivar os mais jovens. Tive o privilégio de ser nomeado e tomar posse durante sua gestão, e com ele aprendi desde logo os atributos de um verdadeiro homem público. Nossos profundos sentimentos ao seu filho e nosso colega Frederico Carvalho, e a toda a família de Dr.Silvio”, afirmou. (com informações da Folha/PE)