A gestão municipal de Araripina foi avaliada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que indicou o município para o 6º lugar em todo o Estado, com 98% de itens aprovados, e o primeiro entre os municípios do Sertão do Araripe. Em 2018, Araripina também foi destaque, ficando em 8º no estado.
O Índice de Consistência e Convergência Contábil (ICCG) é um diagnóstico obtido com base nos demonstrativos contábeis constantes nas prestações de contas da prefeitura no ano de 2020. O estudo verifica o grau de atendimento dos municípios às normas de contabilidade pública, como determina a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O índice avalia os balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, as demonstrações das variações patrimoniais, do fluxo de caixa e das mutações do patrimônio líquido, além das informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pela prefeitura com os dados registrados no sistema Siconfi. Foram avaliados 90 itens e a Prefeitura de Araripina foi aprovada em todos eles.
Para o prefeito Raimundo Pimentel, “a honestidade e a transparência com as contas públicas fazem da gestão municipal de Araripina destaque em todo o Estado“.