Produtores do Distrito Irrigado de Maniçoba (DIM) vivem a expectativa da implantação de uma usina de energia solar no perímetro, que possibilitará a redução dos custos de produção. O projeto, orçado em R$ 28 milhões, será viabilizado com recursos através de empréstimo da Caixa, e vem sendo defendido por produtores e lideranças políticas de Juazeiro há três anos.
Ontem (6) uma comissão composta pelo gerente executivo do DIM, Valter Matias de Alencar, e pelo presidente do Conselho Diretor, João Batista Alves de Souza, esteve reunida na sede da Caixa em Brasília (DF) com o presidente do banco, Pedro Guimarães, e o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, para discutir detalhes do projeto. Ainda este mês uma comissão da Caixa deve ir ao distrito de Maniçoba para uma visita técnica e concluir o estudo.
A reunião foi articulada pelo deputado federal Cláudio Cajado, presidente nacional do PP e vice-líder do Governo na câmara, por intervenção do Coronel Anselmo Bispo, ex-superintendente da 6ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, que defende o apoio aos projetos de Irrigação.
“A usina fotovoltaica será fundamental para baratear a produção Distrito de Maniçoba, trazendo economia para o produtor, viabilizando a produção e, por consequência, gerando mais emprego e renda para Juazeiro e toda a região. Continuaremos em busca de progresso para a nossa Juazeiro“, afirmou Coronel Anselmo.