Prefeitura refloresta área degradada de nascente em distrito de Juazeiro

por Carlos Britto // 11 de abril de 2022 às 14:33

Foto: Ascom PMJ/Semaurb

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) realizou em Juazeiro (BA) mais uma etapa do programa ‘Meio Ambiente em Ação’, além do projeto ‘Juá Arborizado’ – desta vez no distrito de Pinhões, zona rural do município. Ao todo 100 mudas de árvores de espécies nativas da caatinga, doadas pela Agrovale, foram plantadas numa área de nascente que estava degradada, localizada numa fazenda do distrito.

A atividade foi acompanhada por um engenheiro agrônomo, engenheiro de minas, engenheira florestal, bióloga e gestora ambiental, e teve a participação de um morador da comunidade e de um estudante universitário que se interessou pelo projeto. A área foi escolhida para a atividade após um estudo técnico realizado pela equipe de meio ambiente da Semaurb.

O local foi escolhido após o proprietário da fazenda tomar conhecimento do projeto ‘Juá Arborizado’. Ele entrou em contato com a Semaurb e solicitou acompanhamento técnico e um método adequado para fazer o plantio de mudas numa área de nascente, demonstrando ter uma preocupação ambiental em querer plantar árvores que fizessem parte do bioma da Caatinga.  O que para nós foi uma satisfação promover esse acompanhamento. Estamos à disposição de outros produtores que também desejam recuperar áreas degradadas“, explicou o diretor de meio ambiente da Semaurb, Alexandre Batista.

Como solicitar

Interessados em recuperar áreas de nascente devem entrar em contato com o setor de Meio Ambiente da Semaurb, pelo telefone (74) 3612-3576 (WhatsApp) ou pelo e-mail diretorialicenciamento.semaurb@juazeiro.ba.gov.br e realizar um cadastro. Posteriormente, a equipe irá elaborar um projeto técnico específico para a área. O serviço é gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.