O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Afrânio, no Sertão do São Francisco, que feche ou interdite o abatedouro público da cidade por risco à saúde pública. O prazo dado é de 72 horas. O documento foi expedido no dia 6 de abril e divulgado nesta terça-feira (12) à imprensa.
De acordo com a promotora de Justiça, Clarissa Dantas Bastos, o relatório feito pela Agência de Defesa e Fiscalização do Agropecuária de Pernambuco (Adagro), foi conclusivo e entendeu que o local incorre em inúmeras irregularidades, não atende aos requisitos legais higiênico-sanitários e estruturais para a realização de abate de animais, e que a omissão em tomar medidas emergenciais pode comprometer ainda mais a vida das pessoas que consomem carnes abatidos no local.
O MPPE recomenda ainda que a prefeitura informe a todos os proprietários de animais, comerciantes e população em geral acerca dos motivos da interdição do matadouro, e que a Adagro faça fiscalização contínua e eficaz para prevenir e reprimir a comercialização de carnes sem a observância das normas sanitárias aplicáveis, nos termos da legislação. A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Afrânio e aguarda resposta sobre as providências que serão tomadas diante da recomendação do MPPE.
Aquilo alí é um lixo.