Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o primeiro encontro deste ano do Comitê de Enfrentamento e Combate ao Aedes aegypti. Na reunião foram discutidas ações e propostas que possam contribuir para eliminar o mosquito, que é responsável pela transmissão das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município.
Participaram do encontro representantes da Compesa, Defesa Civil, Sesc, UPE, Núcleo de Educação Permanente, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS); VIII Geres e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS). Durante a manhã foi apresentado o perfil epidemiológico das arboviroses em Petrolina e, ao final, houve um debate com todos os representantes para que fosse possível alinhar propostas a serem desenvolvidas no município.
O próximo encontro ficou marcado para 25 de maio. “Esse comitê é muito importante para discutir, junto a outros órgãos, ações intersetoriais e interdisciplinares com foco no combate ao Aedes. Entendemos que Petrolina, nos últimos meses, registrou um número alto de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. Ações como essa são de suma importância para município“, destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Não é ficar só no debate e conversa. Tem que ir para ação.
O que está se fazendo? Porque a impressão é que não está se fazendo nada, os mosquitos, muriçocas estão se proliferando livremente e muita, mas muita gente adoecendo.