O período é eleitoral, mas para o prefeito de Garanhuns, no Agreste Meridional, Sivaldo Albino (PSB), o tempo também vai ser de explicações e bronca pesada para resolver. É que o Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco acabar de abrir inquérito para investigar sobre uma contratação que não teria passado por licitação.
Segundo o MPF, foi oferecida uma denúncia com relação à contratação de uma empresa do estado de Santa Catarina para fornecer laboratórios à Prefeitura. A procuradora da MPF já converteu a denúncia em inquérito federal.
A empresa citada já teria recebido cerca de R$ 3 milhões da prefeitura para “aquisição de laboratórios didáticos móveis para atender as unidades escolares do Município“, diz o MPF.
De acordo com o site do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os valores já teriam sido pagos pela prefeitura à empresa em novembro de 2021. Esse tipo de operação tem sido fato corriqueiro por parte do MPF em relação a prefeituras do Interior pernambucano.
Sivaldo Albino foi eleito prefeito de Garanhuns (PE) com 34,39% dos votos. Foram 22.198 votos no total. Ele teve como adversário Dr.Silvino, que ficou em segundo lugar com 31,52%, 20.344 votos.
Logo duas
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou uma operação com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada a crimes de peculato e corrupção. Dentre os alvos estão a secretária de Saúde de Buíque e sua adjunta. A prefeitura emitiu nota e afirmou que está prestando apoio total à PCPE e que já exonerou as duas, para que “possam exercer sua defesa em toda a sua plenitude”. Afirmaram, inclusive, que os serviços de saúde continuarão funcionando com excelência.
Novo Cidadão
Pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil (UB), Zeca Cavalcanti recebeu ontem o título de cidadão de Itaíba, no Sertão. Em decorrência dos serviços prestados ao município como deputado federal entre 2015 e 2018, ele ganhou a homenagem. Atualmente Zeca atua como médico em USF da cidade.
De volta ao jogo
Longe do parlamento há alguns anos, o ex-deputado Paulo Rubem Santiago vai tentar voltar para o jogo. Ele lança sua pré-candidatura a deputado federal pela Federação Rede/PSOL nas eleições 2022 em Garanhuns. Ele foi deputado federal entre 2003 e 2014 e o único de Pernambuco a integrar a CPI da Parmalat, quando fez uma grande audiência pública na sede da CODEAM, no Alto do Magano, tratando da crise da empresa que prejudicou milhares de pequenos produtores de leite na região.
Aprovado em tudo
O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, comemorou muito a aprovação de suas contas no exercício de 2019 pela Câmara de Vereadores. Ele destacou que essa aprovação, tanto pelo TCE quanto pela Câmara de Vereadores “atesta o bom trabalho na gestão fiscal e na administração dos recursos públicos”.