Pré-candidato a governador da BA, João Roma promete Secretaria do Semiárido

por Carlos Britto // 08 de maio de 2022 às 12:02

Foto: divulgação

A região do semiárido será um dos principais focos do pré-candidato a governador da Bahia, João Roma (PL), caso seja eleito em outubro deste ano. Pelo menos foi isso que assegurou durante entrevista transmitida pelas rádios Líder (de Jacobina e Irecê) e RB (de Ruy Barbosa), na manhã de ontem (7). “Governar é ter prioridades. E o semiárido será uma das minhas prioridades. Criarei a Secretaria do Semiárido, caso seja eleito governador da Bahia“, anunciou o pré-candidato, que foi ministro da Cidadania do Governo Bolsonaro.

O objetivo da medida, segundo Roma, é mudar o paradigma do semiárido com a criação de muitas oportunidades de trabalho e renda para os milhões de baianos e baianas que convivem com a escassez de água na maior parte do território da Bahia. “Vamos acabar com o jogo de empurra de governos que nunca buscaram objetivamente soluções para melhorar a qualidade de vida nessa região cheia de potencialidades“.

O ex-ministro da Cidadania amparou a sua proposta no que já vem sendo realizado pelo Governo Bolsonaro. “O presidente Bolsonaro tem sido toda a diferença para aqueles que vivem no Semiárido. A água da Transposição do Rio São Francisco já chegou ao Rio Grande do Norte, chega ao Ceará e, brevemente, chegará a Bahia, porque Bolsonaro já autorizou o Canal do Sertão Baiano, que vai perenizar vários rios baianos“.

Canal da Redenção

Roma também voltou a falar do Canal da Redenção, projeto que já vem sendo estudado pelo governo federal para ser o novo eixo da Transposição na Bahia. “Essa iniciativa vai levar água ao Platô de Irecê e transformar essa região na nova fronteira agrícola do Brasil“, afirmou, destacando ainda o compromisso que tem com a desoneração do setor produtivo.

Pré-candidato a governador da BA, João Roma promete Secretaria do Semiárido

  1. otavio disse:

    Não temos dúvidas de que por aonde passar o Canal da Redenção, as terras estarão bem servidas de água, desde que o Governo Federal seja o responsável pela a Operação e Manutenção do Canal Principal, em particular com relação aos custos com energia. Eu particularmente, acho que deveria ser assim, pois se assim não for, todos esses Canais de Transposição da águas, estarão condenados ao abandono, pois os custos com energia são muito altos, basta ver que os irrigantes dos Perímetros Irrigados às margens do Rio, nem sempre conseguem pagar as contas d’água, imagina que vai estar há mais de 100 KM? a solução para o Semiárido existe e não é com obras faraônicas não, são pequenas obras como barragens subterrâneas, com os periféricos de Poços Amazonas, Pequenos Bombeamento e Pequenos Projetos de Irrigação por gotejamento que vão dar condições de sustentabilidade do homem do campo no campo. Com essas pequenas obras, o homem do campo não mais será um estorvo para os Governos e pode dispensar sem sombras de dúvidas dos famigerados carros pipas. Se gasta em torno de UM BILHÃO DE REAIS POR ANO COM CARROS PIPAS. Vamos transformar esse dinheiro em Barragens Subterrâneas? e aí vamos ver que em cinco anos, metade do Semiárido não necessitará mais de carro ´pipa e nem de Auxílio Emergencial. Dizemos isso porque conhecemos o homem do campo, sua vida, sua subsistência e sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários