A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá no próximo dia 18 de maio o 9º Fórum de Mobilização Antimanicomial (FMA), na sua ‘edição de bolso’ no espaço Cineteatro da sede da instituição, em Petrolina (de frente ao prédio da reitoria), das 14h às 18h. O tema definido do encontro – “Vento engarrafado não empina pipa nem faz o cabelo voar” – é o gancho para que os debates, trocas e encontros trazidos foquem no compartilhamento de experiências de cuidado em Saúde Mental que apoiam o fortalecimento do projeto de um sertão sem manicômios, à luz das conquistas do processo de Reforma Psiquiátrica iniciado no país no final da década de 1970.
A proposta do evento é clara: reafirmar a importância de que aconteça no país a defesa do cuidado em Saúde Mental, com a participação de familiares e comunidade, e com isso fazer compromisso com a construção de estratégias especiais nesse contexto para lidar com a complexidade de aspectos que atravessam a existência humana e produzem sofrimento.
Na oportunidade serão realizados dois momentos de debate. Das 14h às 15h30, uma roda de conversa interativa (Democracia é antimanicomial) intitulada “O que é ser antimanicomial?”, e das 16h às 18h o segundo debate, “Loucura e periculosidade: desmontando estigmas”. A inscrição está no link https://forms.gle/f6VyjYi3tcunKCiE6. Mais detalhes pelo e-mail comunicacao.fmasertao@gmail.com ou pelo telefone (74) 9 8857-5584 (Ananda Fonseca).