A ex-prefeita de Pombos, na Zona da Mata, Cleide Jane Sudário Oliveira, a Jane Povao, foi condenada por desvio de recursos originários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A decisão divulgada pela Justiça Federal tornou definitiva a condenação. Ficaram estabelecidos seis anos de reclusão em regime semiaberto, bem como ao ressarcimento de R$ 289 mil aos cofres públicos. Ela também ficará inelegível por cinco anos.
De acordo com as investigações, entre 2010 e 2012, Cleide Jane desviou e se apropriou de verbas federais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no âmbito de convênio entre o município e o MDS. A fraude era praticada mediante a retenção de parte da remuneração das monitoras do programa, que eram ameaçadas de demissão caso não concordassem com a prática.
Em 2017, o MPF já havia conseguido, em outro processo, a condenação de Cleide Jane por desvio de recursos federais provenientes do MDS. Em valores de agosto de 2014, o montante desviado chegou a quase R$ 173 mil. A pena determinada pela Justiça foi de oito anos e quatro meses de reclusão em regime fechado. Depois de novos recursos, a decisão pela condenação dessa vez foi definitiva.
Condenação justa. E os outros?
Município esquecido. Estrada saúde segurança. Falta de compromisso com o povo de pombos. Tem que expulsa prefeito vereador.