A disputa pelo Governo de Pernambuco traz, pela primeira vez, duas mulheres liderando as intenções de voto em um primeiro turno. Segundo a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira, 9, Marília Arraes (Solidariedade) tem 24%, e Raquel Lyra (PSDB) aparece com 18%, em uma pesquisa estimulada, com os nomes apresentados previamente. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, as duas estão empatadas no limite.
Logo depois de Marília e Raquel estão dois ex-prefeitos de cidades do interior pernambucano. Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, e Anderson Ferreira (PL), ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, estão com 12% cada. Eles estão tecnicamente empatados com Raquel Lyra, dentro da margem de erro.
Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado de Pernambuco entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem o número PE-03117/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.
Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, destaca a importância do estado ter duas mulheres liderando as intenções de voto em Pernambuco.
“Na primeira e segunda posições, tanto na espontânea como na estimulada, a deputada Marília Arraes, e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se distanciam do pelotão dos demais candidatos nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel se destaca entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto Marília tem os votos dos mais pobres e da capital”, explica.
Quando a pergunta é feita de forma espontânea, quando o eleitor precisa lembrar o primeiro nome que lhe vem à mente, Marília tem 11%, Raquel, 9%, Coelho tem 6%, e Ferreira, 5%. Tanto na estimulada quanto na espontânea, o pré-candidato Danilo Cabral (PSB) fica em quinto lugar.
Vale lembrar que Cabral é o nome da sucessão ao governo, indicado pelo atual governador, Paulo Câmara, também do PSB. O partido está no comando do Estado há 16 anos. Atualmente também governa a capital, Recife, com João Campos.
Segundo turno: Marília tem vantagem
A pesquisa EXAME/IDEIA testou oito possíveis cenários de segundo turno. A deputada federal Marília Arraes venceria todos, incluindo contra Raquel Lyra (40% a 36%). A ex-prefeita de Caruaru venceria todos os confrontos, com exceção da disputa com Marília. O sucessor do atual governador, Danilo Cabral, ficaria em segundo lugar em todos os cenários testados.
Senado em Pernambuco: indefinido
Se a disputa ao governo do estado está mais clara na mente do eleitor, a disputa ao Senado em Pernambuco parece estar mais longe de uma definição. Em uma pergunta espontânea, os nomes mais lembrados são de Marília (13%) e de Raquel (7%). Entre os entrevistados, 52% dizem que ainda não sabem.
Já quando é feito de forma estimulada há um cenário bastante indefinido, com boa parte dos nomes empatados. Os pré-candidatos com maior número de intenção de voto são: André de Paula (PSD), com 8%, Teresa Leitão (PT), com 7%, e Gilson Machado (PL), também com 7%. Os que disseram que não sabem somam 47%.
A indefinição é tamanha que mesmo sem ser citadas, Marília e Raquel aparecem de forma espontânea (ambas com 2%) quando o eleitor diz que vai votar em um outro candidato que não foi apresentado e precisa indicar um nome.
Registro
A pesquisa eleitoral foi realizada com 1.000 eleitores de Pernambuco, por telefone, entre os dias 3 e 8 de junho, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-03117/2022. (Fonte: Revista Exame)
Marília vencerá o primeiro turno.
Muito importante esse cenário pra o Estado de Pernambuco onde duas mulheres estão despontado nas pesquisas.
Pernambuco gosta de viver na peia mesmo. O maior atraso de Pernambuco veio com Miguel Arraes e seus descendentes. Pernambuco antes de Arraes era o 3º Estado da Federação, hoje está de 9º para lá, só aqui no Nordeste, passaram Pernambuco para trás, Bahia, Ceará, no Sudeste Minas Gerais e no Sul Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pernambuco hoje é só a terra dos lindos coqueiros, não tem um time de futebol na 1ª divisão, nos velhos tempos tínhamos Náutico, Esporte e Santa Cruz.
Marília será a continuação do enfadonho governo Paulo Câmara, o estado estará fadado ao fracasso.
Essa pesquisa deve tá errada esse Miguel não tem nem 2 % fraco demais
Ricardo@ eleição de governo do estado é mais concorrido do que eleição municipal.
E muitos votos para tirar te quer ganhar em vários colegias principalmente na região metropolitana onde o cabo eleitoral é forte.
miguel com a maior pocentagem de rejeicao… ja era de se esperear o homem endiviou a prefeitura para fazer asfalto sonrisal ta ai agora na peleja e deixou o seu vice atual prefeito so tapando buraco….simbora raquel lyra voce sim representa a mudanca em pernambuco
Raquel a verdadeira mudança de Pernambuco!
Marília e o PT encubado. Misericórdia!
Vamos pra cima minha Governadora!
Essa primeira colocada nessa suposta pesquisa é a mesma que votou contra o auxílio emergencial na pandemia???