O candidato da Frente Popular de Pernambuco ao governo do Estado, Danilo Cabral (PSB), deve chegar a Petrolina ainda por esses dias. Será a primeira vez que ele volta à principal cidade do Sertão, terra do seu opositor Miguel Coelho (UB), agora como pré-candidato a governador.
Petrolina é o município onde Miguel, que foi eleito prefeito duas vezes, tem sua maior avaliação no Estado, e onde a oposição jamais se encontrou no sentido de barrar a liderança do filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).
A Compesa, maior calo do atual governo no município, certamente, será o maior tema de cobrança ao candidato apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB).
O mantra é tanto, e em todo o Estado, que Miguel já anunciou que defenderá a privatização da companhia. Com valor da outorga estimado em R$ 8 bilhões, a nova empresa ficaria responsável pelos serviços de distribuição de água e saneamento.
Miguel assegura que esse modelo novo melhoria o serviço, além da acelerar o andamento das obras de saneamento e de abastecimento em Pernambuco inteiro.
Danilo, claro, vai defender o modelo vigente e deve colocar os números milionários de investimentos pela Compesa para defender o trabalho da companhia. Mas em Petrolina, onde se passa sede olhando para o rio, será preciso mais que o discurso e frases de efeito para essa justificativa. A comunidade insiste que já viu esse filme.
Time decidido
O prefeito de Santa Filomena (PE), Sertão do Araripe, Gildevan Melo (PSD), declarou pela primeira vez em público seu apoio a Marcantonio Dourado Filho (PSB) para deputado estadual. Para federal ele vai de Fernando Filho (UB) e Miguel Coelho (UB) para governador. Marcantonio foi candidato a deputado estadual pelo PP em 2018 e obteve 28.513 votos, mas não se elegeu.
O ‘boca preta’ com Raquel
Em Santa Cruz do Capibaribe, Dida de Nan, que foi candidato a prefeito pelo grupo Boca Preta em 2020, deve apoiar a candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco. Com essa decisão, o afastamento de Dida, com o ex-prefeito Edson Vieira, vai ficando mais evidente.
Do mesmo jeito
O Partido dos Trabalhadores de Arcoverde, Sertão do Moxotó, usou as redes sociais para fazer sérios questionamentos e críticas à gestão do prefeito Wellington da LW. O PT diz que o partido tem invertido prioridades em sua gestão. Em um vídeo postado, mostra um ponto da cidade alagado depois de uma pequena chuva, e pergunta o porquê de milhões gastos com shows variados. Sobrou até para a ex-prefeita Madalena Britto. “A gestão de Madalena olhou 8 anos pra esse problema e não fez nada. A gestão de Wellington olha pra esse problema há dois anos e também não se propôs a fazer nada”, critica o PT.
O cidadão
Hoje (14) o deputado estadual Francismar Pontes (PSB) recebe o Título de Cidadão Honorário de Machados. A preposição é do vereador Beto do Raio. “Machados é uma cidade que aprendi a amar. Agradeço ao vereador Beto do Raio X pela indicação e reafirmo meu compromisso de continuar lutando pelos interesses do povo machadense”, agradeceu.