O pôr do sol no Mirante do Serrote do Urubu, no Sítio Canto da Serra, a 20 km do Centro de Petrolina, tem atraído um grande público, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O cenário, localizado às margens do Rio São Francisco, também tem opção para escalar a montanha e contemplar uma paisagem composta por ilhas, plantações, afloramentos rochosos, e uma vista da curva do rio e da cidade.
Para a diretora de Turismo, Taís Farias, o Serrote de Urubu já consta como guia atrativo. “Esse é mais um ponto turístico que a capital do Sertão do São Francisco oferece para os petrolinenses e os turistas que vêm nos visitar. Além dos turistas, querem apreciar o pôr do sol. Não é difícil encontrarmos moradores daqui usando o cenário para ensaios fotográficos”, argumentou.
Serrote do urubu, uma jóia a ser visitada sempre, quando posso vou tomar uma cachchinha da boa no serrote
Tenho 54 anos e Frequento o local desde criança. Precisa melhorar o acesso e uma maior atenção com banhistas, pois o local não é propício à tal prática, muito escorregadio.
Eu sou o Emanuel do Serrote do Urubu, Presidente da associação de moradores, acho que precisa de atenção e treinar pessoas da comunidade para recepcionar os turistas, não basta constar como ponto turístico, precisa de investimento para não repetir o que aconteceu recentemente, uma caravana de estrangeiros voltou por não ter acesso para ônibus, não ter um mirante e nem segurança, corre o risco de virar um desperdício turístico!
Serrote local turístico,. falta inscntivo público para explorar o local.
Local turístico falta incentivo público.
Falta investimentos não só por parte do município, como também por parte da iniciativa privada, há várias empresas na redondeza e que poderia dar um apoio financeiro e moral, a comunidade local pode ser beneficiada, com formação de guias turísticos, culinária e educação ambiental, limpeza não cabe somente ao município. Aqui vai uma crítica: já visitei outras regiões e para manter um parque se cobra pela entrada, porque não pensar nessa possibilidade e tornar serrote alto suficiente?
Meu nome é Elisandra, sou de Petrolina e tenho o serrote do urubu como um dos mais queridos pontos turísticos da região. Porém, não é um lugar para todos. Falta sim, acessibilidade dentre outras coisas. Mas o que mais falta é educação, consciência dos visitantes, em sua grande maioria dos próprios moradores da comunidade. O lugar é um lixão a céu aberto. Lá se encontra de todo tipo de lixo possível e imaginável. Sem falar na quantidade de fezes humana. Então… Eu diria que falta investimento. porém, falta muito mais educação e consciência.