Os estudantes que moram em comunidades localizadas nas ilhas de Sento-Sé, norte da Bahia, onde o acesso é mais difícil, estão contando com uma importante ferramenta para chegarem à escola e acompanharem as aulas. Por meio da Secretaria de Educação, a prefeitura conseguiu promover a total revitalização da lancha, que tinha sido desativada e sucateada na gestão passada, e colocá-la para funcionar novamente.
Desde o dia 20 de junho deste ano, a lancha voltou à ativa, para a alegria e tranquilidade de 10 famílias que têm seus filhos transportados com conforto e segurança até suas escolas.
Diariamente a turma, que mora na comunidade de Rancho do Padre, utiliza o veículo náutico até as escolas Sala Avançada Fazenda Boa Sorte, localizada na Fazenda Boa Sorte, e Dom Pedro I, localizada na comunidade de Pau D’arco. O deslocamento dura cerca de 90 minutos (para ir e voltar). “Agora ficou muito mais fácil ir para escola. A lancha é confortável, segura, tem colete salva-vidas, eu gosto muito”, afirma Mixsael da Gama, aluno do 7º Ano na Escola Dom Pedro I, e que todos os dias utiliza a lancha como meio de transporte para chegar até a escola.
De acordo com a gestora Joseane Ribeiro, da Escola Núcleo Nilton Braga Queiroz, que é a base para todas as escolas da região das ilhas, quando a prefeita Ana Passos assumiu a gestão, já encontrou a lancha desativada e sucateada. “A prefeita foi sensível à necessidade do transporte escolar aquático, e hoje é uma realidade, justamente no momento em que é mais necessário, pois os alunos residem em localidades que dependem de embarcação para se deslocar e chegar até a escola. Eles chegam à escola com uma alegria que dá gosto de ver”, destaca.
Prioridade
O secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, explica que o retorno da lancha é mais um exemplo da preocupação de Ana Passos com esse setor no município. “Para promovermos uma educação de qualidade é necessário olharmos para muitos fatores, não é só a questão pedagógica. Envolve também a alimentação escolar, o transporte escolar, o material escolar, o fardamento escolar, pois são fatores que influem diretamente no aprendizado do aluno, e a orientação que temos da prefeita Ana Passos é prezarmos por cada detalhe que tenha impacto no nosso objetivo que é uma educação de qualidade”, ressalta.