No período de janeiro a junho de 2022, uma média de 36% de pessoas que confirmaram presença para realização de consultas especializadas e exames de imagens na rede de saúde pública de Petrolina não compareceram. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essa prática afeta o andamento da fila e prolonga o tempo de espera dos demais pacientes.
Apesar dos investimentos da gestão, que permitiram ampliar a oferta de vários procedimentos – a exemplo dos exames laboratoriais sem filas de espera –, a ausência no comparecimento de um grande número de pacientes tem sido um gargalo no processo para atendimento de outros procedimentos, como consultas especializadas e exames de imagens.
De acordo com a secretária-executiva de Gestão, Cássia Guimarães, a SMS, através da equipe do setor de Call Center, realiza ligações telefônicas para os pacientes que confirmam sua presença. Porém estes não comparecem no dia e horário marcados e nem dão aviso prévio.
“Se comunicada a ausência com antecedência, na sua Unidade de Saúde de referência, não perdemos a vaga do dia, pois conseguimos redirecionar para o próximo paciente da fila de espera, que consta no sistema de agendamento da Central de Marcação, recuperando e otimizando assim aquela vaga. A falta de uma pessoa na data e hora do procedimento impacta em perda da vaga. Como consequência, ocorre a desestruturação e descontinuidade no segmento de marcação“, explica Cássia.
Acho que é a espera que demora demais. As pessoas até esquecem ou fazem os exames na rede particular. Foi o meu caso, de tanto esperar e nada sair, fiz no particular. Infelizmente.