Coluna da Folha: Miguel é homologado candidato ao governo e manda recado

por Carlos Britto // 01 de agosto de 2022 às 07:00

Foto: Pipo Fontes/divulgação

Depois da longa pré-campanha, Miguel Coelho foi apresentado oficialmente ontem como candidato ao Governo de Pernambuco pela União Brasil. Fácil não foi mesmo. Foi quase um ‘parto’ com um tempo estranho para essa concepção.

Prefeito reeleito em Petrolina, como aprovação altíssima, o filho do senador Fernando Bezerra Coelho teve que construir primeiro o projeto em uma casa de políticos e assumiu a liderança que viveu e assistiu na história de protagonismo do seu pai em 40 anos de vida pública.

Não é fácil virar governador de Pernambuco. Muito menos para um interiorano e o próprio FBC é prova viva desse caminho espinhoso.

Mas Miguel caiu no mundo e foi caminhando para construir o caminho. Na convenção de ontem, reconhecimento do candidato não faltou aos aliados. O primeiro deles a Luciano Bivar, presidente nacional do UB.

Ele também enalteceu as lideranças do Patriota e do PSC, além do Podemos do deputado Ricardo Teobaldo, a quem disse ser “um amigo de uma palavra só”.

Como não seria diferente, Miguel ergueu mais uma vez o tom contra o governo do PSB. Ao lembrar do trabalho administrativo que deixou em Petrolina, no primeiro mandato e metade do segundo, o candidato mandou um recado aos adversários. “Como nossa música diz, avisa lá pra esses que estão achando que Pernambuco virou celeiro, que têm medo de grito ou se deixam levar pela euforia, que o galeguinho está chegando pra botar ordem na casa”. A batalha vai começar de agora em diante.

Finalizando em casa

Pré-candidato a deputado estadual, Luciano Duque (SD) encerrou a caravana ‘Pernambuco Mais Forte do Sertão ao Cais’, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O evento de encerramento foi promovido pela prefeita Márcia Conrado (PT) e contou com a participação de outros prefeitos, vereadores e lideranças da região. “Fico feliz em poder finalizar em nossa terra, celebrando o sucesso que foi essa caminhada de escuta e debate dos problemas e necessidades de cada região. Agradeço a Márcia por esse momento maravilhoso que validou o que já sabíamos: que Serra Talhada também acredita num Pernambuco Mais Forte”, avaliou. A caravana percorreu, em um ano, mais de 100 municípios.

A velha faxina

Mesmo se mantendo firme ao lado de sua companheira, Raquel Lyra (PSDB), em sua luta para chegar ao Governo de Pernambuco, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vai mexendo na equipe e substituindo quem a tucana deixou nos cargos. Em mais um capítulo das exonerações, Rodrigo mandou pra casa a secretária de Desenvolvimento Rural, Thallyta Figueroa, além de Ytalo Farias, que respondia pela pasta de Serviços Públicos. Vai nomear gente de sua confiança pessoal.

Jogo aberto

Foi polêmica a fala do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB). Em entrevista a uma emissora de rádio, ele disse que “a grande maioria” dos candidatos compra votos durante as eleições. “A grande maioria (de quem se candidata) tem um ‘balaio’ de dinheiro para comprar votos, essa é que é a realidade. Virou um negócio. Campanha é uma coisa que me deixa triste e eu não gosto. Eu gosto de gestão pública, de fazer mais com menos, de dar resultado, de alterar indicadores em cima de política pública, mas, infelizmente, tem que fazer campanha”. Mentindo, ele não está.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários