Coluna da Folha: A disputa pela presidência da Câmara de Cabrobó e o revés do Executivo

por Carlos Britto // 03 de agosto de 2022 às 07:10

Galego de Nanai. (Foto: Reprodução)

O prefeito de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, Galego de Nanai (Avante), está ‘cortando um dobrado’ com seu grupo político. Isso porque desde que assumiu a gestão em 2021, não conseguiu eleger um nome seu para a presidência da Câmara de Vereadores, apesar de possuir maioria na Casa.

Os dias difíceis começaram com a derrota na eleição do primeiro biênio, quando lançou o nome do seu aliado, o vereador Valdo do Caldeirão. Os parlamentares, incluindo os do próprio grupo, não acataram e elegeram o futuro ex-aliado, Rony Russo.

O desgaste só aumentou quando chegou a hora da segunda eleição, após uma ação judicial. Os vereadores não quiseram ouvir a sugestão do prefeito e quem levou vantagem foi a oposição, mais uma vez, que apesar de estar em menor número, conseguiu articular a reeleição de Rony Russo. Até então Rony era do grupo de Nanai.

A falta de consenso se alastrou para a votação do biênio 2023/24, que aconteceu nesta semana. Praticamente sem nenhum apoio na Casa, o prefeito sugeriu os nomes de Virlane Saraiva e o do próprio Rony Russo, mas não foram acatados. A Casa elegeu o vereador Paulo Gonçalves, da oposição. Poucas horas depois Rony anunciou a saída da bancada de situação.

O prefeito, que começou o mandato com 10 parlamentares ao seu lado, chega na metade de 2022 amargando seis aliados.

A paz política e na vida

Já aconteceu a Missa em Ação de Graças que celebrou 22 anos de paz entre famílias Benvindo, Nogueira, Claudio, Russo e Araquan, que brigavam politicamente, e depois pessoalmente, no Sertão de Pernambuco. Barná Russo, Joselito Nogueira, Rogerio Araquan e José Neto Benvindo organizaram o evento, importantíssimo para quem viu familiares em conflitos sangrentos.

Como previsto

Ninguém espera surpresa de última hora na convenção estadual do PDT, que acontece hoje no Recife. O partido diz que vai lançar cerca de 40 candidatos, entre estaduais e federais. Alvo de muita pressão, a legenda vai mesmo com a Frente Popular, fechada com Danilo Cabral (PSB), para governador, Luciana Santos (PCdoB) a vice e Teresa Leitão (PT) ao Senado.

Antecipando

Através do requerimento do vereador Anderson Correia (PP), criou-se a expectativa de que a votação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caruaru (Agreste) pode ser antecipada para a esta semana. Isso seria uma novidade, já que a tradição reza que a eleição para o comando do Legislativo aconteça sempre em dezembro. Para a eleição ser antecipada, uma maioria simples, de apenas 12 vereadores, pode aprovar o requerimento. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), deve disputar a reeleição.

O repúdio à agressão

A Câmara de Vereadores de Petrolina lamentou o fato ocorrido no último domingo (31/07), quando o ex-vereador Cícero Freire, teria agredido a jornalista Pupi Rosenthal, dessa Folha de Pernambuco, enquanto a profissional tentava cobrir a convenção do União Brasil no Clube Internacional do Recife. Em nota, o presidente do Legislativo, vereador Aero Cruz, considerou o episódio grave. Primeiro por se tratar de agressão a uma mulher, e depois por atentar contra a democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários