Após a decisão judicial que determinou novas eleições municipais em Pesqueira (PE), no Agreste, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) da cidade lançou dois nomes para a disputa: Antônio Mota e Agnaldo Xukuru, que atuam na política da região.
Antônio Mota é considerado um ótimo nome na esquerda de Pesqueira. Ele é irmão do procurador da Funai, Geraldo da Mota Rolim, que foi assassinado em 1995, na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro (PB). Aos 60 anos de idade, se aposentou em 2019, com 36 anos de trabalho, sendo 32 anos no Banco do Brasil e 18 como gerente geral. sobre Agnaldo Xukuru, o partido ainda dará mais detalhes.
A decisão
Na sessão extraordinária que abriu o segundo semestre forense de 2022, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a convocação, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), de novas eleições para prefeito e vice-prefeito do município de Pesqueira. Por maioria de votos, os ministros confirmaram o indeferimento do registro e a inelegibilidade de Marcos Luidson de Araújo, conhecido como cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), candidato mais votado para a prefeitura da cidade nas Eleições 2020. Ele foi acusado pela prática de crime contra o patrimônio privado, por incêndio a uma residência particular provocado em 2003.