Mesmo com o fim da campanha, Juazeiro (BA) tem mantido suas ações de combate à Poliomielite em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na sede e na zona rural. A Secretaria de Saúde (Sesau) intensificou a busca ativa de crianças em escolas e creches para aumentar a cobertura vacinal no município, bem como desenvolvendo ações junto à comunidade.
Atualmente, pouco mais de 8.200 crianças – de 1 ano a menores de 5 – receberam a dose da vacina contra a Poliomielite durante a campanha. O número corresponde a 56,88% do público-alvo. “Convocamos pais e responsáveis para que assegurem a vacina de suas crianças. Ela é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde rotineiramente. E a baixa adesão à vacinação se mostra um risco à saúde, pois pode abrir caminho para a volta da doença, já erradicada no Brasil desde 1994”, alertou o secretário de Saúde, Fernando Costa. Tal número é um reflexo da situação do país, que segundo dados do Ministério da Saúde, alcançou uma marca inferior a 70% de imunização nesta campanha.
Esquema Vacinal
Mesmo sendo uma vacina de rotina ofertada na rede, a gestão municipal reforça, mais uma vez, que os pais e responsáveis procurem a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, para que ela seja administrada em crianças de 2, 4 e 6 meses de vida, reforço com 1 ano e 3 meses e aos 4 anos de idade. Para vacinar é preciso levar o RG, CPF ou Cartão SUS da criança e a caderneta de vacinação.
Também esta semana a vacinação itinerante disponibilizará a vacina contra a Polio. Na quarta-feira (9) estará na Escola Municipal de Educação Infantil Gentil Damásio, no Bairro Alto da Aliança, nos períodos da manhã e tarde. Na quinta (10) será a vez da Escola Municipal Professora Carmem Costa, no mesmo bairro e nos dois turnos. A equipe de imunização chama atenção para que os pais enviem o cartão de vacinação das crianças para a escola, junto com um documento.