Nesta sexta-feira é comemorado em todo o país o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de Novembro). A data tem como objetivo homenagear a todos os voluntários que costumam aderir a essa causa, além de conscientizar os não doadores sobre a importância do ato, que é responsável por salvar vidas.
Cientes da sua responsabilidade social e do seu papel de trabalhar também com a educação em saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) ressaltou a importância da doação voluntária, incentivando os seus funcionários, pacientes e a população em geral.
O sangue não tem um substituto industrial, ou seja, não pode ser comprado, e um único doador pode salvar até três pessoas com uma doação. De acordo com a CLT, os trabalhadores sob seu regime podem tirar uma folga por ano para doar sangue, conforme previsto no artigo 473 da Lei Trabalhista.
Critérios
Para doar é preciso: ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação; estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias; não estar em período de gravidez ou amamentação; não ter feito uso de drogas injetáveis; não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas; não ter tido relação sexual com risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; entre outros critérios.
Para os doadores menores de 18 anos são necessários a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
Procure o Hemocentro Regional (Hemope) de Petrolina pode passar mais detalhes sobre o procedimento. O órgão fica localizado à Rua Pacífico da Luz, Centro. O telefone para contato é o (87) 3866-6601.