Equipes do Hospital Universitário (HU-Univasf/EBSERH), em Petrolina, conheceram na semana passada todas as funcionalidades do angiógrafo instalado em espaço anexo ao Bloco Cirúrgico da instituição. A solução em hemodinâmica representa um importante progresso para a saúde pública no Vale do São Francisco e fornecerá, em breve, suporte a processos diagnósticos cardiovasculares e neurovasculares, necessários à assistência de pacientes internados.
Com investimentos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o equipamento de origem alemã custou R$ 3,7 milhões. Sua instalação demandou ainda obras de engenharia e o redimensionamento da capacidade da rede elétrica local, ampliada para o seu pleno funcionamento.
Profissionais das áreas médica, de enfermagem e de diagnóstico por imagem experimentaram as configurações do angiógrafo, contando com auxílio de um especialista da empresa contratada e suporte do Setor de Engenharia Clínica, cuja equipe também participou de treinamento apropriado com o intuito de realizarem as primeiras aplicações e a formatação dos protocolos de exames. Entre os atributos tecnológicos, o equipamento consegue fornecer visualizações em 3D, ajustar-se em diversos ângulos e apresenta controles ergonômicos, proporcionando um diagnóstico preciso.
AVC, infarto e tumores
Doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto e tumores poderão ser detectadas com mais agilidade durante o processo terapêutico dos pacientes atendidos no Hospital Universitário, sendo um crucial reforço para a tomada de decisão por parte das equipes envolvidas. “É muito gratificante ver este equipamento instalado e saber que, assim, o HU-Univasf/EBSERH prestará mais um serviço de qualidade à população“, reconheceu o gerente administrativo Heitor Leite.