Prefeitura inicia recolhimento de pneus em bairros com risco elevado de Aedes

por Carlos Britto // 24 de janeiro de 2023 às 08:14

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A Prefeitura de Petrolina deu início a mais uma ação no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti – o transmissor da dengue, zika e chicungunya. Organizada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra), a atividade consiste no recolhimento de pneus velhos em bairros que tiveram o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) alterado, ou seja: com índice acima de 1%.

O trabalho começou no último sábado (21) pelo Dom Avelar e José e Maria, e recolheu mais de 500 pneus. Todos foram destinados ao aterro sanitário da cidade. Na manhã de ontem (23), as equipes estiveram logo cedo na Cohab Massangano, São Gonçalo, Rio Corrente e Cohab VI. De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, até sexta-feira (27) a expectativa é de visitar 15 bairros.

Essa é uma ação importantíssima, onde estamos com um período chuvoso e este tipo de material é o lugar ideal para que o mosquito deposite os ovos e eclodam novos Aedes. O trabalho de endemias é feito junto com a população, orientando, nos casos de foco, aplicando larvicidas e fazendo bloqueio, essa é uma ação conjunta, agente endemias e população. No caso das borracharias, além de orientarmos para o descarte correto, fazemos borrifações. Estamos agora recolhendo os pneus e orientando as pessoas como se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito”, explicou Andrade.

Cronograma

Os próximos bairros que vão receber as visitas dos agentes e da equipe de Serviços Públicos são os seguintes:

24/01- Loteamento Recife e Vila Marcela;

25/01- Vila Eduardo, São José e Areia Branca;

26/01- João de Deus e Cosme Damião;

27/01- Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e Alto do Cocar.

Prefeitura inicia recolhimento de pneus em bairros com risco elevado de Aedes

  1. Quando a prefeitura de Petrolina Pe vai convocar o restante dos aprovados no concurso de 2018 pra agente de endemias e foram aprovados 308 pessoas e em 2019 só chamaram 45 aprovados e depois não convocou mais ninguém.

  2. Maguim disse:

    Aqui é Petrolina.
    Aqui agente tem força!
    SQN…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários